Rota da Cerveja – com AGVALEU

de

Muitas vezes os próprios moradores desconhecem lugares e os pontos mais interessantes da sua cidade. Acontece comigo também. Eu tinha vontade de passar uma temporada inteira desbravando Blumenau, lugares, restaurantes, museus, recantos naturais escondidos e tudo o que temos de riqueza e história.

Por sorte, tive a oportunidade de participar de uma experiência incrível e enriquecedora com os Guias da AGVALEU, vivenciando um dia como turista, conhecendo a nossa Rota da Cerveja.

A AGVALEU é uma Associação que une Guias de Turismo do Vale Europeu, que inclusive eu (comunicadora e influenciadora da região) não conhecia. Sempre que alguns amigos vêm para cá, levo-os para os pontos turísticos clichês, e finalizamos o passeio em no máximo 3 horas, sem saber mais para onde ir. Sempre pensei, como seria um Tour Guiado em Blumenau?

Por intermédio da amiga Daisy (Braseiro da Vila), conhecemos a Presidente da AGVALEU, Sissi Conink, que nos convidou para participar de um FamTour, ou seja, um passeio de familiarização entre os próprios guias, para que eles conheçam as possibilidades de destinos e locais interessantes para apresentar para o turista.

Neste momento, fizemos a Rota da Cerveja, que, apesar de conhecer várias cervejarias locais, eu nunca tinha feito. No tour, as visitações são acompanhadas de história. Não é apenas curtir, beber e se divertir. É tudo isso em conjunto com muito aprendizado e curiosidades. Além de conhecer mais sobre determinado ponto, o acompanhamento dos Guias de Turismo e Guias dos estabelecimentos nos dá segurança e confiança, o que torna o passeio confortável e muito interessante.

Vamos ao FamTour!

Uma das paradas mais interessantes para mim foi conhecer a ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, a primeira da América Latina a abranger ensino, pesquisa e extensão sobre cerveja.

 

Dentre as cervejarias de Blumenau, visitamos duas.

Cervejaria Blumenau:

 

Cervejaria Container:

 

Um local de muita riqueza histórica é o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, sediado na antiga Cervejaria Feldmann, fundada em 1898.

 

 

Finalizamos o Tour degustando licores no Schluck Bebidas Típicas.

Não posso deixar de mencionar que durante o tour fomos recebidos para um almoço muito especial no Braseiro da Vila e para um Café da Tarde delicioso na Confeitaria Ruvias.

Resumindo, posso dizer que ter contato com esses profissionais e ter vivido um dia de turismo em Blumenau foi uma experiência única. Agradeço o carinho com que nos deixaram fazer parte do grupo, nos infiltrando neste tour.

Com certeza quero fazer outros passeios para conhecer ainda mais a nossa cidade e o Vale Europeu, prometo que vou me organizar para isso. Afinal, como podemos falar tão bem da nossa cidade se mal a conhecemos?

Para contato com os guias, marcar passeios ou informações, acesse: https://www.facebook.com/agvaleu/

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *