Quem é a mulher empoderada?

de

Quem é a mulher empoderada?  – perguntou uma leitora muito querida e assídua do blog. – Você poderia descrevê-la? – No início pensei: “que difícil”, mas topei o desafio.

A mulher empoderada já percebeu que sua presença, sua dedicação e seu amor não salva ninguém. Sabe que, para ser equilibrada deve seguir nas estradas da vida a partir de seu ponto de vista e ao lado de pessoas que, assim como ela, estão abertos a aprender e a evoluir. Ela acessou e segue sua intuição.

A mulher empoderada não aceita ser humilhada, sabe seu real valor e só se relaciona com pessoas que reconhecem e respeitam seus valores pessoais. Não é qualquer pessoa que banca  uma mulher empoderada – há de ter autoconfiança e autoestima, caso contrário, vai inevitavelmente apagar seu brilho.

A mulher empoderada não fica exigindo que seu parceiro mude – ela olha, observa, escuta e, se percebe que não vale a pena, segue em frente. Já sofreu muito e sabe que é a relação que sustenta o amor e não o amor que sustenta a relação.

maos-dadas_5135_wide

É a mulher que está pronta para se dedicar e amar as pessoas que lhe fazem bem. Ela sabe ler nas entrelinhas, sabe falar quando convém e calar-se quando necessário. É uma mulher segura, sabe que pode sempre contar consigo mesma, não tem medo de ficar sozinha e entende que um relacionamento só é bom quando os dois se admiram, se respeitam e são capazes de trazer para fora a melhor versão de si mesmos. Se alguém vive exigindo mudança, esqueça! Permita-se ser feliz e deixe o outro achar alguém que dê o devido valor. Afinal, as pessoas amam e se expressam de maneiras muito diferentes.

A mulher empoderada sabe o motivo da sua união (e não é por questões financeiras, por estar ficando velha, por não saber viver sozinha, ou simplesmente porque precisa de alguém), a mulher empoderada tem foco e objetivos próprios de sua alma e seu parceiro faz parte. Ela dá valor aos relacionamentos saudáveis e faz tudo que tiver ao seu alcance para mantê-los.

A mulher empoderada não aceita controle: seu marido é seu parceiro e estão sempre abertos ao diálogo franco e sincero, eles são parceiros de alma na jornada da vida. Amar não dói, amar constrói.

Para resumir, lembrei desta foto que a tempo guardo sempre comigo:

algumas das piores

Espero que reflitam e que tentem enxergar se a Mulher Empoderada que existe em você já assumiu o seu espaço.

7 Responses
  • Maria Ines
    fevereiro 21, 2017

    Muito bom, e que construam cada vez mais mulheres assim.

    • Franciane Dal Pizzol
      fevereiro 21, 2017

      Isso mesmo Maria Inês! Estamos no caminho da construção. Obrigada por comentar.

    • ALTAIR STAY-MAKER
      março 2, 2017

      Construir Mulheres ?

  • Amanda
    fevereiro 21, 2017

    Parabéns Franciane, sempre com textos inspiradores que nos fazem refletir.

  • Rosane Dilli Ribeiro
    fevereiro 21, 2017

    Mais uma vez parabéns pelo texto inspirador! Mas algumas vezes é difícil ser esta mulher tão empoderada e segura… Mas a vida é assim, cada dia vc amanhece e luta, reflete, reluta e supera aquela que ontem se oprimiu. Amanhece novamente e vê o quanto vc tem poder… amanhã quem sabe??? Por isso não há de se desesperar, pois um dia nunca é igual ao outro, assim como nós!!!!

  • Dione moura
    fevereiro 21, 2017

    Lindo texto. Que possamos com o nosso empoderamento influenciar quem nos cerca, assim um corrente se formará de pessoas seguras, com auto estima e felizes.

  • Marlene Luiz Pereira
    fevereiro 22, 2017

    Parabéns!!! Texto excelente para reflexão e crescimento pessoal .

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *