Praga, uma cidade de encantos!

de

Viajar, quem não gosta? A grande vantagem de quem trabalha na área de criação, como arquitetura, design ou moda, é poder tornar as viagens grandes fontes de inspiração para novos projetos, ou apenas uma boa desculpa para não ter que esperar até as férias para conhecer um lugar novo.

Principalmente quando o destino é uma cultura completamente diferente da nossa, onde hábitos, religião e comida praticamente devem ser reaprendidos, sob uma nova versão. Essa mudança de visão nos abre os horizontes e nos faz refletir em quantas maneiras incrivelmente diferentes há para fazer a mesma coisa.

Praga na República Tcheca, é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa. Poderia descrever sobre seu extenso patrimônio arquitetônico impecavelmente preservado e rica vida cultural; e sobre a convivência harmônica da arquitetura nova com a tradicional, onde ambas são destaque nas fotos dos turistas e viajantes.

DSC00050DSC00440 DSC00072 DSC00089DSC00094

Porém, como atualmente estamos atravessando uma grande crise no abastecimento de água, que nos leva a repensar em como cuidamos nos nossos rios e margens, chamo a atenção para o Rio Moldava (em alemão Moldau, em tcheco Vltava), que atravessa o centro de Praga. Além de abastecer a população com água e energia, é uma das estrelas do turismo.

DSC00326IMG-20140727-WA0011 DSC00425

O rio é utilizado para passeios de barcos, esportes e lazer aquáticos, restaurantes e bares (em terra ou flutuantes) com shows ao ar livre para a contemplação de residentes e turistas.

DSC00407 DSC00441DSC00364

Blumenau há muitos anos atrás também utilizava o Rio Itajaí-Açu como atração turística da cidade. Uma pena perceber que este costume foi abandonado.

Acredito que o uso do rio pela população a faz diretamente responsável pela sua preservação. O momento é oportuno para retomarmos o uso e principalmente a conscientização da sua importância.

praga

2 Responses
  • Liane Rosa
    março 13, 2015

    Linda matéria! Em Blumenau, exatamente nesse ano fizemos um passeio com jantar no Vapor Blumenau 2.

  • Fernanda Rosa
    março 13, 2015

    Ameii a matéria! Quero conhecer Praga, entre muitas outras regiões da Europa. Me sinto mais perto de lá com estes posts. 😉
    Beijoss

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *