Os Pratos Típicos da Oktoberfest Blumenau

de

Está pronto para embarcar em uma viagem gastronômica que te levará diretamente para a Alemanha?

Além da variedade de chopes, música e animação, a Oktoberfest Blumenau é conhecida pela sua qualidade e diversidade na gastronomia, que (cá entre nós) é deliciosa!

A festa conta com seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados pelo Parque Vila Germânica. São mais de 150 itens do melhor da cozinha típica germânica que podem ser harmonizados com chopes e cervejas artesanais.

Quero mostrar pra vocês os principais deles, e vou começar pelos tradicionais e famosos sabores da Festa! Todo mundo vem para Blumenau querendo experimentar pratos como Joelho de Porco (Eisbein) e Marreco Recheado (Gefüllte Ente). Estes são sabores bem típicos da gastronomia germânica, mas aqui em Blumenau você encontrará muito mais.

{Joelho de Porco – Eisbein}

Pratos compostos de Salsichas (vermelha e branca), purê de batata e chucrute são bem comuns nos restaurantes da Oktober. Parece estranho, mas a combinação é sensacional!

Para quem não sabe, o chucrute (Sauerkraut) é tradicionalmente uma conserva de repolho fermentado. Pode ser feito também com folhas de repolho firmes e com outros vegetais em conjunto. É delicioso, experimente! Costumamos incluir também no cachorro-quente.

Falando em cachorro-quente, aqui em Blumenau temos o Wurst Dog, feito com salsicha especial e molhos artesanais. Fora da Vila Germânica, lançaram uma edição especial do Wurst no The Boiler Gastro Pub. Eu experimentei e é sensacional!

{Wurst Dog}

Outro lanche bastante popular por aqui é a Batata Recheada. Existe a tradicional (com requeijão e bacon), e uma infinidades de sabores, até vegetariana de brócolis. Quem estiver por aqui, precisa provar a deliciosa do Alemão Batata. Não tem merchandising, essa é a opinião de uma blumenauense nata que ama essa batata desde criança.

{Batata Recheada}

Tem burger também, mas muda um pouquinho…

{Duck Burger}

Aqui, os deliciosos e populares hambúrgueres artesanais, tem uma peculiaridade: a carne é de pato! Estranho, não, delicioso!! As carnes de pato são mais escuras que de frango, e mais fortes. Além dos lanches, você encontra tulipas de pato e cones recheados com pedacinhos tostados da carne ou torresmo.

{Tulipas de Pato e Frango}

Outras guloseimas, quase sempre gordas, estão espalhadas pelos restaurantes da Vila Germânica, como nosso delicioso aipim enrolado com bacon, bolinhos, pastéis, etc.

Vocês já ouviram falar no tal do Espetinho Alemão? Sim, ele existe! É um espeto de salsicha ou carne da sua preferência, envolvido por pão.

{Espetinho Alemão}

Aqui temos também o Pão com Bolinho, que é este lanche da foto abaixo. Alguns restaurantes da cidade oferecem variedades dele durante o ano todo.

{Pão com Bolinho}

Uma novidade até para mim é a pizza alemã! Essa vou conhecer este ano na festa. Nos stories eu conto se aprovei.

{Pizza Alemã}

A minha MAIOR PAIXÃO na gastronomia alemã é o SPAETZLE. É uma massinha parecida com macarrão, mas feita basicamente de ovos.

É comumente servida com goulash (gulache, gulasch ou gulyás), um prato de carne de vaca picada, que por vezes se adiciona carne de porco, cortada em cubos e rapidamente posto em gordura quente, juntando então farinha, cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido em água.

{Goulasch e Spaetzle}

Este ano, uma das super novidades é a criação de Wraps, rolinhos de massa síria com diversos recheios, inclusive uma opção vegana. Experimentei na festa de lançamento, é maravilhosooo!

 

Você já experimentou um Bretzel?

{Bretzel}

O Bretzel é um tipo de pão muito popular na Alemanha. Em forma de nó, é seco, habitualmente assado, podendo ser doce ou salgado.

Na foto acima, você vê os formatos doces, envolvidos vom chocolate, açúcar e canela. Abaixo, você tem a opção salgada, com molhinhos especiais.

Um doce muito popular por aqui é a famosa Cuca! Não sei nem explicar, porque pra mim é tão Cuca! Mas basicamente é uma massa doce 1ue pode ser recheada com farofa, nata, frutas e outras delícias.

Além das Cucas, na festa e na cidade toda você encontra tortas deliciosas, como a torta de maçã. Se puder passar em um Café Colonial, eu recomendo!

* fotos de Clio Lucone.

Já engordou só de ver? Não né? Mas tenho certeza que salivou!

Venha para Blumenau/SC e delicie-se!!!

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *