O Sul com água na boca, e não só o vinho!

de

O inverno lembra aconchego, bons vinhos e boa gastronomia. E para celebrar a estação que já se foi, o Rio Grande do Sul é destino certo para os turistas que buscam o frio como desculpa para se esquentar da melhor maneira. No entanto, Gramado, Canela e Bento Gonçalves reservam atrações para todo ano, inclusive para o natal que se aproxima.

Em Gramado, o Natal Luz leva à cidade um público tão numeroso quanto no inverno. Decoração natalina e desfiles de rua marcam a chegada do Velho Noel ao Sul do Brasil. Mas é a gastronomia que nos interessa!!!

De forte influência italiana, a região se torna o berço de bons vinhos e de boa comida, prato cheio para quem gosta de beber e comer bem… e quem não gosta?! O uso abundante de temperos frescos, massas artesanais e excelentes risotos e carnes, faz com que o resultado final no prato seja o melhor possível. Na matéria de hoje estão algumas dicas preciosas para quem está de viagem marcada ao sul, para curtir as festas de final de ano ou em qualquer outra época.

Gramado-Canela-Emporio-1

Em uma visita a Canela, tive o imenso prazer de entrar no Empório Canela, que fica na Avenida Principal da cidade, perto da Matriz. Livraria, café, lounge e Bistrô, tudo muito bem harmonizado para dar ao ambiente um clima cultural descolado, aconchegante e apetitoso, com o cheirinho de café que paira no ar. Sente-se e será muito bem atendido! Uma ótima pedida é a cerveja Farol numa garrafa linda de 1 litro que vem servida em um balde de gelo, trincando!! Claro, e um suculento entrecot com batatas coradas formam o par perfeito para refeição. Depois, é só pedir “aquele” cafezinho.

DSC08745ok1

Mais um lugar imperdível é o Josephina Restaurante, bem ao lado da igreja principal de Gramado. Um lugar intimista com a decoração de babar, atendimento exclusivo e uma comida… ah, demais!! Sem falar os licores de fabricação própria para levar para casa. Lá tivemos a honra de provar um Polpetone recheado com fetuccinne de espinafre e um risoto de abóbora com carne seca e alho poro, extremamente saboroso!

12778835_1063636527027802_5914811817543232234_o

Ainda em Gramado, para os que gostam daquele azeite de oliva especial, visitem o Empório do Azeite e deliciem-se, uma boutique só com os melhores.

Seguindo nossa viagem de exploração gastronômica, chegamos a Bento Gonçalves, na Região do Vale dos Vinhedos, simplesmente fantástico. E lá o que parecia impossível, aconteceu: que o melhor prato da viagem ainda estaria por vir.

IMG_1258

Respira-se vinho por lá! Mas no extremo oposto ao Vale dos Vinhedos, na cidade de Bento, fica o Caminho de Pedras, nome dado devido às construções antigas feitas em pedras, o que dá ao lugar um charme especial. Neste caminho está a Casa Vanni, de madeira de demolição, a princípio uma impressão de mal cuidada, mas a surpresa está ao entrar, o cheiro da madeira e da excelente comida, somado a bela decoração, tiram a primeira impressão rapidamente. Um quintal extremamente bem cuidado, cinematográfico, cerca o lugar.

Eis que o pedido foi feito, risoto de carne de panela e picanha de cordeiro com risoto de amêndoas, e claro, um bom vinho acompanhando. Sem palavras! Ainda sinto o gosto daquela iguaria…

Casa de Madeira é linda e com uma comida digníssima. A melhor codorna, ao vinho, e por aí vai… Lugares incríveis e gastronomia super especial. Realmente inesquecível. Que fome!

Boa viagem!

5 Responses
  • lianesrosa
    novembro 9, 2013

    Ai Jesus que delícias. Então dessa vez a gastronomia não é sua. Mas fiquei com água na boca. As fotos lindíssimas, a igreja parece a de Itajaí.

    • Rodrigo Gonzaga
      novembro 9, 2013

      Liane, bom dia!! Desta vez são dicas preciosas para quem viaja para o sul…e realmente, muita água na boca!!! Obrigado pelo prestígio e ótimo final de semana…beijo

  • Fernanda Rosa
    novembro 9, 2013

    Nooooossa, Chef! Essa matéria foi para matar!
    Eu fico indignada em saber que já conheci lugares tão mais distantes daqui e, a Serra Gaúcha, que fica muito mais perto, eu ainda não conheço!
    Ver essas dicas e fotos só aumenta a vontade de viajar para o RS! Amo este estado, amo o Sul!
    Beijos e parabéns por mais uma matéria de excelência!

    • Rodrigo Gonzaga
      novembro 9, 2013

      Não acreditooo Fer!!! Tem que ir mesmoooo..rs..não vai se arrepender! É um lugar melhor que outro, muito vinho, povo acolhedor e lugares lindos, show. Bom findi..bjo

  • Carolina Moraes
    março 16, 2014

    Oi Rodrigo , sou proprietária do Josephina e fiquei super feliz com teu post! Que bom que gostastes! Espero que possas voltar mais vezes. Abraço de toda a equipe.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *