O novo 40: o que pode e o que não pode

gloria-kalil-o-novo-40Hoje, na coluna “O novo 40” eu trouxe uma dica de mulher, consultora de moda e fonte de inspiração: Glória Kalil e seu site “Chic“.

Eu estava em busca de informações, imagens e inspiração para ajudar vocês a entenderem o que uma mulher com mais de 50 anos pode e o que não pode vestir. Envolvida com a pesquisa, encontrei no site Chic uma matéria incrível, em que Glória responde perguntas das suas leitoras. Achei muito interesse e acredito que estas dicas vão ajudar muito!

O que pode e o que não pode vestir uma mulher com mais de 50 anos?

Antes de tudo, vale dizer que estas mulheres têm uma grande vantagem: conhecem bem as cores que as favorecem, os decotes que as enfeitam, como esconder as gordurinhas localizadas… O único risco que correm é achar que podem tudo. Mesmo que mantenham a silhueta em ordem, que sejam malhadas e bem-tratadas, existem alguns ícones da juventude que devem ser evitados, como as minissaias, barriga de fora, cabelão… Adequação e “desconfiômetro” são importantíssimos para que essas mulheres não escorreguem no estilo. Mulheres com mais de 50 podem ser chiquérrimas, muito extravagantes, muito interessantes, muito o que quiserem. Só não podem acreditar que têm 20 anos!” (Texto de Gloria Kalil publicado no seu site)

Confiram as respostas de Gloria e as minhas considerações:

1. Pode usar short com meia-calça?

Gloria: O short urbano é um típico exemplo de ícone da juventude, evite! Deixe para usá-los na praia em cima de um maiô.

Fernanda: Quando Gloria menciona o short urbano, ela se refere a qualquer tipo de short que não seja alfaiataria; não responde sobre a meia-calça. Eu concordo em relação aos cuidados com o tipo de short. Em relação a meia calça, sugiro seguir a linha alfaiataria como fez Olivia Palermo (look acima). Mas se não estiver com a silhueta fina e em dia, prefira saias ou calças compridas para o frio.

olivia-palermo

2. Posso usar legging com camisa ou casaco compridinho?

Gloria: Pode em situações informais e somente se você não tem nenhuma gordurinha extra.

Fernanda: Concordo com ela. Use e abuse das leggings com camisões, batas, trench-coats. Elas são ótimas opções, especialmente utilizadas com botas rasteiras de cano alto no inverno ou sapatilhas. Detalhe ultra importante: camisa bem comprida, ok?

thassia-naves-legging-lily-zemuner

3. E calças curtas?

Gloria: Não há nenhuma restrição, combine com sapatilhas e sandálias baixas.

Fernanda: Eu acho perfeitas as calças curtas com sapatilhas e sandálias baixas, mas acredito que se for uma calça com barra dobrada, despojada, seja possível usar um salto.

costanza-pascolato-judy-aldridge
4. Existe restrição de idade para o uso de ankle boot?

Gloria: Não, essas botas mais curtas podem ser usadas por mulheres de qualquer geração.

Fernanda: A restrição fica por conta das peças que serão combinadas com a ankle boot.

judy-aldridge-boot

5. Minha costureira recomendou que eu deixasse o meu vestido quatro dedos abaixo do joelho, mas estou achando comprido de mais, o que você acha?

Gloria: A questão aqui é se o seu joelho sustenta ou não ficar à mostra. Se estiver em ordem, pode apostar em uma saia um pouco mais curta, mas nada de mínis!

Fernanda: O ideal é olhar-se no espelho e tentar perceber se a elegância do vestido não está no comprimento midi. Se resolver cortar, deixe apenas o joelho à mostra, nada de “1 palmo acima”.

Carolina-Ferraz-e-Carolina-Herrera

6. Mulheres com mais de 50 anos podem usar jeans?

Gloria: Claro que sim! Mas em situações informais e esportivas. Não é roupa para teatros, jantares ou festas.

Fernanda: Concordo absolutamente! O jeans é a peça chave para provar que você continua jovem e cheia de estilo.

jeans
7. Quais são as sugestões para um guarda-roupa adequado para mulheres de 50 anos com estilo mais jovial?

Gloria: Abuse das cores, dos acessórios e dos saltos altos. Mas, mais do que tudo, fique muito atenta ao corte e a cor dos cabelos: eles são fundamentais para dar contemporaneidade ao seu visual.

Fernanda: As dicas de Gloria em relação aos cabelos é um dos cuidados mais sérios que se deve ter. O cabelo pode acabar com qualquer visual. Sobre as cores, sugiro evitar cores extremamente chocantes, como o néon.

 

Apesar de nem todas as belas acima serem da faixa etária em questão, todos os looks estão super adequados para o nosso quadro.

Gostaram das dicas?

Enviem suas dúvidas para fernanda@lacosebabados.art.br. Eu tentarei responder e ajudar a todas!!

Beijos,

Fernanda

8 ideias sobre “O novo 40: o que pode e o que não pode

  1. Gostei muito!!Preciso correr!Tenho pouco tempo, rs. A caminho dos 50!! Falando sério, é preciso mesmo ter bom senso e discernimento para estar em harmonia com a própria idade e elegante ao mesmo tempo. Adorei a matéria.

    • Oi, Kinha!!
      Eu comecei a publicar os posts lá no Amiga da Moda agora, com mais frequência.
      Adoro o grupo!
      Fiquei muito feliz com a sua visita!!
      Beijoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>