MANOOSH – Conheça um pouco mais sobre o Irã e os sabores do Oriente

de

Já está claro que eu amo provar os sabores de cada local que frequento, e conhecer a culinária de outras regiões e países, nem me fala! Quando tenho a chance de experimentar um sabor sem nem mesmo ter ido até o país de origem, não deixo escapar. Acredito que é através do paladar que nos aproximamos das pessoas e acabamos sentindo um pouco do que elas vivem e são.

Sabendo dessa minha paixão, uma amiga me apresentou ao MANOOSH, um Food Truck de comida iraniana, administrado por Maziyar, na companhia de seu primo Amim, dois estrangeiros vindos do Irã. Maziyar trouxe seu trailer para Blumenau/SC em setembro de 2017.

Uma pergunta que fiz assim que o conheci: Qual o significado de Manoosh? Manoosh é o apelido (homenagem) dado ao seu pai, Manoochehr.

Quando comentei que gostaria de saber mais sobre sua cultura e fotografar alguns lanches para mostrar aqui, Maziyar se animou e fez quase todos os pratos para experimentar. Imaginem como me diverti e me deliciei… sem explicação!

Este bolinho é o Falafel, uma das comidas mais conhecidas do Oriente Médio. São bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. Foram popularizados pelos veganos.

 

Todos os lanches são servidos com molhos especiais, como Tahine (pasta de gengerlim) maionese VEGANA, molho de manga, e outros.

 

Este é o lanche vegano do Manoosh, recheado com o próprio Falafel, e pode ser com ou sem cogumelos.

{Este é o meu lanche favorito, feito com mortadela e queijo tostado}

{Chips de Batatas com cogumelos e queijo derretido}

{Pastel com recheio de purê de batata, salsinha e especiarias}

{Este é o tradicional Hot Dog iraniano}

{Pão recheado de carne}

Duas coisas que eu amo muito e que encontro no Manoosh:

 

E aí, ficaram curiosos para experimentar essas delícias do Irã? Acredito que, assim como eu, a curiosidade foi além disso. Então pesquisei um pouco sobre a cultura e tive um bate-papo incrível com meu amigo iraniano.

O Irã (oficialmente República Islâmica do Irã, anteriormente conhecido como Pérsia) é um país localizado na Ásia Ocidental e uma das civilizações mais antigas do Mundo. É a segunda maior nação do Oriente Médio e a 18ª maior do mundo.

Um país geograficamente diverso, mas principalmente montanhoso. O Irã sempre teve uma importância geopolítica significativa devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. Teerão é a sua capital e a maior cidade, servindo como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. É de lá que nosso amigo Maziyar veio e onde sua família mora.

Como o próprio Maziyar comenta: “o Irã não é apenas guerra” ( ̶c̶o̶m̶o̶ ̶o̶ ̶B̶r̶a̶s̶i̶l̶ ̶t̶a̶m̶b̶é̶m̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶é̶ ̶s̶ó̶ ̶f̶u̶t̶e̶b̶o̶l̶ e carnaval), e é isso que ele quer nos passar através dos deliciosos lanches que serve, tradicionais do seu país, um dos principais destinos turísticos do Mundo.

 

Incrível, hein? Imaginaram que era assim?

Com certeza o Irã entrou para a minha lista de “sonhos” e principais destinos. Me apaixonei por tudo que li e pelo fato de ter conhecido uma pessoa tão especial como Maziyar, um recente morador da nossa cidade, que tem muitas coisas maravilhosas para compartilhar!

No início de junho, Maziyar passará uma temporada em seu país, pesquisando para trazer mais novidades ao Brasil. Ele convida a todos para acompanharem as stories no instagram @manooshso, onde ele vai postar muita coisa legal e curiosidades sobre a cultura e o dia-a-dia no Irã.

 

 

Quem ainda não conheceu, o Manoosh Food Truck fica estacionado no início da Rua Joinville, com um estrutura bem aconchegante e mesinhas na calçada, a partir das 18 horas. No frio, eles oferecem até confortáveis cobertores vindos do próprio Irã. Espiem no instagram a galera frequentando o Manoosh neste inverno.

O clima e energia por lá é sensacional!

1 Response
  • Samy
    maio 28, 2018

    Simplesmente BABEI nas fotos.

    Louca pra ir lá devorar mais uns lanches

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *