Kefir: você sabe o que é e quais seus benefícios?

de

É verdade, o Kefir está na moda! Mas é tão bom quando algo tão saudável e cheio de qualidades alcança tantas pessoas e vem pra ficar, não acham? Vou falar para vocês um pouco sobre ele.

Quem me apresentou o Kefir foi a Equipe do Espaço R2 (os irmãos Renata e Renan Feliciano). Comecei a consumir pelos benefícios e para fazer o intestino funcionar. A partir do primeiro gole, viciei! Tanto por perceber a diferença que trás para o meu dia a dia, como pelo sabor, que na minha opinião é fantástico.

Mas o que é exatamente o Kefir?

É uma bebida fermentada, produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir” num substrato, como o leite ou água. Os “grãos de kefir” são uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias (lactobacilos e bifidobactérias), podendo conter leveduras.

O Kefir à base de leite, se transforma em IOGURTE NATURAL, ou seja, é possível produzir várias receitas e pratos incríveis com ele, tanto bebidas, como doces e salgados. O Kefir de água é feito através da fermentação de açúcar mascavo, produzindo álcool etílico; ou seja, se assemelha levemente com uma saborosa cachacinha.

O termo “kefir” deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver. Outros nomes como é conhecido: tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi.

white yogurt in glass jar

Por ser considerado um alimento funcional, a cultura caseira do kefir se tornou popular em vários países da Europa Central, e de lá para outros continentes. Em alguns países como Alemanha, Rússia, Canadá e Suécia, o produto também é produzido comercialmente e amplamente consumido.

Finalmente chegou com tudo no Brasil e espero que se torne algo comum entre todos. Por enquanto não vi sendo comercializado, mas como ele se multiplica sem parar, é bem provável que alguém no seu ciclo de amizades tenha alguma das duas opções de Kefir para compartilhar.

Segue uma das minhas bebidas favoritas:

{SMOOTHIE DE KEFIR, BANANA E ABACATE}

Ingredientes:

  • ½ xícara de kefir
  • ½ banana
  • ½ abacate

Modo de Preparo:

Coloque tudo no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea.

Acompanhe minhas estórias no instagram (@fernandarosareal) para ver algumas receitas que faço no dia a dia.

Inicie sua cadeia alimentar também e vamos compartilhar!!

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *