FOTOPROTEÇÃO ORAL: protegendo sua pele de dentro para fora!

de

Com o passar dos anos, a pele envelhecida pelo sol torna-se enrugada, com pigmentação irregular e lesões pré-cancerosas. Com isso, além da indispensável utilização de fotoprotetores de uso tópico, é cada vez mais disseminada a efetividade da fotoproteção oral, que consiste na administração sistêmica de alimentos ou suplementos com propriedades antioxidantes, reduzindo os impactos proporcionados pela radiação solar.

Conheça os nutrientes com ação fotoprotetora:

Vitamina C: atua na proteção contra os danos ocasionados pelos radicais livres e radiação tipo UVA. Ajuda na produção de colágeno, combatendo a formação de rugas. Algumas fontes: acerola, abacaxi, laranja, limão, goiaba, kiwi, rúcula, espinafre e agrião.

Vitamina E: reduz os danos proporcionados pela radiação UVB e estimula a proliferação de células que produzem colágeno e elastina. Algumas fontes: nozes e grãos integrais, peixes e óleos vegetais.

Cobre: fundamental para formação do tecido conjuntivo, previne contra a formação de rugas e manchas. Algumas fontes: nozes, castanhas, cereais, frutas secas e mariscos.

Betacaroteno e licopeno: aumentam a proteção contra queimaduras solares e combatem radicais livres. Algumas fontes de betacaroteno: laranja, manga, mamão, cenoura e abóbora. Algumas fontes de licopeno: goiaba, melancia, mamão e molho de tomate.

Além disso, alguns fitoterápicos, como o Polypodium leucotomos, também possuem ação antioxidante, reduzindo significativamente o eritema solar (vermelhidão) após a exposição.

É importante lembrar que as recomendações devem ser avaliadas individualmente. Em alguns casos a suplementação pode não ser indicada, ou ainda apresentar efeitos colaterais indesejados.

Para que ocorra a fotoproteção oral efetiva e segura, é necessária a prescrição de dosagem adequada e programação do tratamento, que deve ser iniciado até meses antes da exposição solar.

Procure um profissional habilitado e mantenha sua pele ainda mais saudável e bonita neste verão!

4 Responses
  • Liane Rosa
    novembro 5, 2014

    Muito bom, para os mais jovens vamos prevenir, e os mais “velhos” vamos correr atrás do prejuizo!

    • ALESSANDRA STEFFENS
      novembro 5, 2014

      Que bom que gostou Liane Rosa!
      A prevenção vale a pena em qualquer idade né?
      Um abraço

  • Jacqueline Rosa
    novembro 9, 2014

    Pois é, eu deveria ter sido mais caprichosa, tenho quase 30 e uma pele com vários prejuízos! Muito triste 🙁

    Beijos

    • ALESSANDRA STEFFENS
      novembro 9, 2014

      Jacqueline, as vezes nos arrependemos dos descuidos do passado mesmo, mas sempre há como reduzir estes danos e prevenir novas agressões, não é? Um abraço

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *