Dress Code – você sabe o que vestir em casamentos?

de

Você fica entusiasmada assim que recebe o convite para um casamento, mas minutos depois… vem a dúvida: com que roupa eu vou? Acredito que depois de ler essa matéria, suas dúvidas irão diminuir!

O importante, no momento em que você recebe o convite, é ler atentamente todas as informações para entender como será a cerimônia e a festa. Na falta de indicação em relação ao dress code, você deve prestar atenção em alguns detalhes para saber o que vestir. O convite diz muito sobre o evento, ele é a primeira impressão da festa. (falarei mais sobre isso na próxima matéria)

Temos que focar em alguns detalhes para escolher a roupa:

  • Qual o horário do evento?
  • Qual o local?
  • Qual seu grau de amizade ou parentesco com os noivos?

Casamentos à noite são a oportunidade perfeita para “investir” na produção, com vestidos bordados e  sofisticados, no comprimento midi e até mesmo longos. É hora de usar semi-joias e joias bem vistosas. O vestido longo é ideal para quem estará próximo ao altar, a não ser que o casamento seja bem formal. Evite cores claras e jamais, jamais use branco. Os tecidos indicados são: renda, seda, shantung.

 

Nas imagens acima, temos o Look que a linda Thássia Naves optou para ser Madrinha no casamento de uma amiga, realizado à noite. Em muitos casos, a noiva decide a cor do vestido das Madrinhas. Repare que as joias não necessariamente devem ser no tom do vestido. Lembre-se que combinar demais pode tornar o seu visual antiquado.

Um detalhe muito importante: quanto mais tarde o evento, mais elegante ele será, e você poderá usar mais bordados e brilhos.

Casamentos à tarde, marcados para iniciar a partir das 16 horas, geralmente tendem a permanecer até a noite. Nesta ocasião, o traje deverá ser muito bem pensado, para não ficar estranho enquanto ainda estiver dia. Os vestidos podem ser curtos (se bem sofisticados), midis ou longos (sem muitos detalhes). Tecidos indicados são: organza, crepe e renda.

 

Veja como este vestido da Thássia Naves se encaixa perfeitamente para o horário (iniciar a celebração a tarde e terminar à noite). Este look ela vestiu no Casamento do seu irmão, realizado na praia. Repare em toda a produção, cabelos, maquiagem, unhas e acessórios.

Casamentos de manhã são mais intimistas e pedem roupas discretas, vestidos curtos (sem exageros) ou longos floridos. Os acessórios devem ser mais discretos e se o casamento permitir, você pode até usar chapéu.

 

Agora nossa inspiração fica com o look que Camila Coelho escolheu para um casamento de dia.

Como entender a nomenclatura dos trajes:

Traje esporte: Vale tudo! Vestido, saia, calça, bermuda, blusa, bata… A maquiagem e o cabelo também podem fazer a linha mais relax, seguindo o gosto da pessoa.

 

Esporte Fino: O cocktail dress, um clássico das festas, é a melhor pedida neste caso. Simples, discreto e na altura do joelho, ele pode ser usado com paletós e casaquinhos. A calça também está liberada, mas em materiais sofisticados. A maquiagem também é elaborada, embora ainda discreta. As joias ou bijuterias não devem ser exageradamente glamourosas.

 

Traje social ou passeio completo: A mulher deve investir em looks elaborados com materiais e detalhes nobres, como seda, chiffon, bordados e brilhos. O ideal é apostar em uma joia poderosa ou em uma bijuteria que imite joia. O sapato deve ser de salto alto e a bolsa, em modelo clutch ou carteira. Se a festa tiver pista de dança, uma bolsinha de festa pequena com alça a tiracolo também é ótima pedida para dançar à vontade.

 

Acredito que essa produção da Camila Coelho se encaixa perfeitamente no dress code acima. A blogueira foi assim ao casamento da atriz Marina Ruy Barbosa, realizado ao meio dia.

 

Os dois looks acima, de Thássia Naves e Nati Vozza, são do mesmo casamento: Marina Ruy Barbosa. Reparem que as três são opções leves para um casamento diurno.

Traje a rigor, gala ou black tie: O vestido longo é o mais indicado, mas, na última década, os curtos chiques também passaram a ser aceitos. Os tecidos devem ser finos, com transparências, bordados e brilhos. Não economize nas joias. O salto alto deve ser fino e alto, combinados à bolsas pequenas ou miniaudières. Capriche no penteado elaborado e escolha uma maquiagem digna de Hollywood.

 

Essas duas escolhas acima são adequadas ao black tie. Têm transparência, renda e muito brilho. Mas isso não quer dizer que vestidos lisos não se encaixam neste código. É só prestar atenção nos looks que desfilam nos red carpets:

É claro que as celebridades investem em looks com muito conceito, mas hoje em dia estamos tão livres que podemos ousar e nos inspirar muito nelas.

Espero que tenham gostado das dicas. Deixem aqui suas experiências, opiniões e até dúvidas!

21 Responses
  • Fernanda Rosa
    maio 30, 2018

    Ameiii as dicas! Tem muitas sugestões que eu mesma não sabia… Estou ansiosa para ler a matéria sobre o convite. Obrigada Cintia!! Você arrasa!

    • Cintia
      maio 30, 2018

      Obrigada Fê, muito feliz em ter esse espaço no seu blogue para compartilhar dicas e experiências ❤️

  • Day Cerimonialista
    maio 30, 2018

    Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal, ameiiiii !!
    Arrasou amiga !!!!
    Sucesssssso !!

  • Giovana (donnagigi_)
    maio 30, 2018

    Super amei as dicas.
    Apesar de trabalhar com moda…sempre é bom estar atenta as dicas de roupas de festa.
    Parabéns!!!!

  • Larissa
    maio 30, 2018

    Sou fã da Cintia, extremamente competente!!!
    Se pudesse casaria todo ano para e sem duvidas ela seria minha produtora kkkk mas como não caso eu indico ela de olhos fechados para minhas clientes!!!!

  • Mari Cardoso
    maio 30, 2018

    Amiga, parabéns, com certeza sempre bom rever pra não errar!
    A melhor cerimonialista de Blumenau sempre atenta aos detalhes! Thanks!

  • Adriana
    maio 30, 2018

    Adorei a dica do chapéu. Poderíamos usar mais vezes. Eu nunca usei!

  • Alcione Noldin
    maio 30, 2018

    Dicas Maravilhosas, feitas por alguém que realmente entende e tem extremo bom gosto!
    Parabéns pela matéria Cintia!
    Vc é merecedora de todo sucesso que esta fazendo.

  • Ione Dalpra da Dilva
    maio 30, 2018

    Parabéns Cintia pela matéria!!! Obrigado pelas dicas valiosas, normalmente nesses eventos ficamos sim, com muitas dúvidas, o que é adequado ou não ao tipo de cerimônia, qual traje, maquiagem e penteadas são mais apropriados até porque sempre estão surgindo cerimônias diferentes das tradicionais a que estamos acostumados, dai uma ajudinha de uma profissional competente e dedicada sempre é muito bem vinda!! Aguardamos as próximas matérias ! Sucesso!!!

  • Sheila
    maio 30, 2018

    Ótimas dicas muito bem colocadas parabéns Cintia Nardi

  • Cristiane
    maio 30, 2018

    Cíntia,
    Excelentes sugestões, o universo da moda é movido por novidades, criatividade e, claro, ousadia.
    E o que não falta em você é o conhecimento e bom gosto.
    Parabéns!!! Amei

  • Maria Augusta
    maio 30, 2018

    Cintia, que matéria incrível!!!! muitas dicas eu desconhecia. Louca para o próximo evento para colocar as dicas em pratica e ansiosa pela próxima matéria. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco, você é demais

  • Carolina Izabel Westphal
    maio 30, 2018

    Uauu!!
    Belas e importantíssimas dicas..
    A dúvida é sempre cruel na hora da escolha!
    Vou compartilhar com todas minhas amigas

  • Angel Alves
    maio 30, 2018

    Muito show a matéria, parabéns Cíntia super dicas pra quando rola aquela dúvida. Espero a próxima ! Bjus

  • sinara cristina da silva
    maio 30, 2018

    Otimas dicas !!!

  • Cris
    maio 31, 2018

    Ótimas dicas. Sempre muito sofisticada!

  • Gabriela Beer
    junho 1, 2018

    Shooow, Cintia!
    Dicas super úteis

  • Jaina
    junho 2, 2018

    Ótima matéria!!!!
    Nessa nova fase de casamentos diferentes, dia, praia, campo, recepções mais íntimas, você conseguiu tirar muitas dúvidas. Vejo aqui pelo Espaço 217 que as convidadas estão um pouco inseguras em relação ao que vestir, mas podem ficar tranquilas, o mercado oferece ótimas opções para qualquer estilo de casamento.
    Aguardado a próxima matéria…
    Parabéns Cíntia!!!!

  • Mary Ferreira
    junho 2, 2018

    Cíntia Querida Amei as dicas, tudo maravilhoso. Parabéns seu Blog é the best

  • Simoni Pamplona
    junho 5, 2018

    Adorei as dicas Cintia!!!
    Confesso que fico um pouco perdida quando recebo um convite de casamento ..nunca sei o que vestir.
    Mas você conseguiu detalhar muito bem o que vestir em cada ocasião.
    Parabéns!!!

  • Cintia
    junho 8, 2018

    Obrigada Day, fico feliz em saber que você gostou.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *