BLUMENAU GASTRONÔMICA

de

Já é notória a característica de capital da cerveja atribuída a nossa querida Blumenau. No entanto, outro adjetivo vem, passo a passo, tomando uma dimensão cada vez maior e tem tudo a ver com a fama já conhecida, é a gastronomia movimentando a cidade.

Prova real disso é o Festival Gastronômico que se encerrou nessa última semana e teve como participantes alguns dos melhores restaurantes da cidade. E é apenas o primeiro evento da área gastronômica neste ano, no próximo mês teremos do dia 12 a 15, o Festival Brasileiro da Cerveja, em que a cerveja, protagonista, certamente fará parceria com a gastronomia, possibilitando saborosas harmonizações. Aliás, eu, juntamente com o Zizi Bistrô (Chef Luiz Zaga), estaremos presentes nessa grande festa.

Ainda na linha dos Festivais e sem falarmos nas festas já consagradas, Festitália e Oktoberfest, mais adiante no calendário está o Festival de Botecos, que no último evento registrou a passagem de quase 10.000 pessoas pela Vila Germânica, surpreendendo os participantes e a própria organização.

Complementando a matéria desta semana, cito aqui parte do texto de meu amigo Paulo Roberto Bornhofen, um apaixonado por gastronomia, onde cita o ponto alto da gastronomia blumenauense expondo em sua coluna no Blumenews:

“…temos três escolas formando profissionais da área da gastronomia em nossa cidade. A Furb, com sua tradição de ensino, foi a pioneira, tendo o seu curso já completado 10 anos de existência. A Uniasselvi é outra instituição de respeito que vem se dedicando à formação destes profissionais e, recentemente, o Senac, com toda a sua força, veio a se juntar ao grupo. Juntas, estas instituições oferecem ao mercado, por ano, mais de 100 profissionais.

Mesmo que boa parte deles não siga o caminho profissional, o que de fato ocorre, ainda assim temos uma situação de ganho real. Toda essa massa vai formar um público mais exigente no que se refere à gastronomia. Estamos sim formando, em sentido amplo, apreciadores da boa gastronomia e não apenas consumidores de culinária.

Um público mais exigente vai obrigar uma melhoria continua dos  estabelecimentos. Muda a relação quando você passa a atender pessoas que não apenas buscam o prazer da boa mesa, mas que conhecem os processos, etapas e ingredientes envolvidos na elaboração de um bom prato.”

Nosso prestígio é o que movimenta este cenário que só tende a crescer. A busca por lugares que não conhecemos, estabelecimentos novos, cria expectativas que faz de nós formadores de opinião e isso causa mudanças necessárias, para melhor.

Comer bem hoje é estilo de vida. Estar num lugar agradável e ser bem atendido nos trás a sensação de ser o melhor cliente e torna aquele momento de “sair para comer fora” uma experiência de fato especial e única.

Então me diga: Qual seu momento gastronômico inesquecível em Blumenau?

2 Responses
  • Receitas Salgadas
    março 3, 2014

    Realmente Blumenau cada vez que eu vou me surpreende em tudo e até além da gastronomia, me encanta e muito a organização desta cidade e sua limpeza.

    Suas festas são feitas de forma magistral, impecável e seus sabores então comentar não daria a devida descrição!

  • Rodrigo Gonzaga
    março 9, 2014

    Com certeza temos muito do que nos orgulhar…no entanto, ainda muito o que evoluir gastronomicamente falando..Blumenau merece o melhor!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *