Alimentos saudáveis na minha rotina

de

Hoje eu acordei super disposta! Sinto que uma semana maravilhosa acabou de começar. Por isso, resolvi compartilhar com vocês quais os alimentos saudáveis que eu adoro e não vivo sem!

Desde que comecei uma reeducação alimentar, sob a supervisão da minha Nutricionista Renata Feliciano, conheci novos alimentos naturais e passei a identificar de maneira mais consciente aqueles que já conhecia.

Meu dia sempre começou com um super CAFÉ DA MANHÃ, e não é porque estou restringindo alguns alimentos que isso mudou. Pelo contrário, posso comer até mais do que imaginava… Minha primeira alimentação do dia se resume a frutas, café e ovos mexidos. As frutas eu polvilho com psyllium e farelo de aveia; os ovos eu consumo sem sal, apenas com um pouco de chia e às vezes orégano. Do café com leite eu não consigo abrir mão!

FRUTAS COMUNS:

Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol. Além disso, o abacate também ajuda a melhorar o rendimento do treino por ser rico em energia e a prevenir doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose.

Uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, o mamão, é rico em nutrientes. O que muita gente não sabe é que a fruta é uma importante fonte de vitamina C, contendo até 10 vezes mais deste componente do que a laranja. Além da vitamina C, o mamão também possui grandes quantidades de licopeno e betacaroteno, componentes que beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração, além de diversos outros nutrientes.

Cultivada em mais de 130 países e um dos alimentos mais produzidos e consumidos no Brasil, a banana é uma fruta riquíssima em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Muito por causa disso, os benefícios da banana são inúmeros. Além disso, a banana possui alta concentração de carboidratos (que são metabolizados pelas células e dão energia para o corpo).

O Morango é rico em minerais, vitaminas, e também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares.

Como o abacate tem gordura e a banana e mamão têm glicose, eu combino sempre abacate com um dos outros dois, ou com morangos.

PSYLLIUM:

O Psyllium vem da casca das sementes de uma planta chamada Plantago ovata. Essa fibra natural possui uma alta capacidade de absorção de água e pode aumentar até 20 vezes de tamanho, quando em contato com líquidos. Assim, ajuda no bom funcionamento intestinal, limpando as paredes do intestino, ajudando a eliminar as toxinas e impurezas pelas fezes.

FARELO DE AVEIA:

O farelo é a melhor versão do cereal para perder peso. Ele possui as mesmas propriedades da aveia, mas com a vantagem de ter maior concentração de fibras. O farelo é a camada externa do grão de aveia que é retirada no processo de refino do grão. A Aveia proporciona saciedade, melhora o funcionamento intestinal e a digestão e auxilia na defesa do organismo.

CHIA:

Dentro destes minúsculos grãos há um teor elevado de fibras. Por causa dessas substâncias, o alimento estimula a saciedade e impulsiona o funcionamento do intestino. Nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento.

OVOS:

ovo é tão nutritivo que muitas vezes é chamado como “superalimento”, rico em nutrientes e ajuda a prevenir doenças. Excelente fonte de vitaminas A, B, D e E (quase todas), ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos. O ovo possui sais minerais como Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Manganês e Selênio.

 

CASTANHAS:

Essas oleaginosas são ricas em vitaminas e minerais, calorias e antioxidantes, auxiliando no bom funcionamento do organismo. Têm a gordura “boa” e fundamental. Eu consumo normalmente um punhado no lanche da tarde, sempre com um mix delas.

SALADA VARIADA:

Os benefícios de uma salada de verduras e legumes dispensa comentários, não é? São alimentos ricos em fibras e muitos nutrientes indispensáveis para nosso organismo.

Esses são alimentos que eu consumo praticamente todos os dias, fazem parte da minha rotina e com certeza auxiliam muito na minha saúde, disposição e humor.

Então, mesmo que em situações a gente queira sair da “linha”, manter uma rotina alimentar como base é muito importante. Eu sou o exemplo de alguém que consome comidas de todos os tipos, em diversos lugares, restaurantes, eventos, enfim… não deixo de experimentar tudo, mas não faço essa alimentação tomar conta de mim e dos meus dias.

Hoje, quase todos os estabelecimentos alimentícios, oferecem algumas opções saudáveis, para não precisarmos deixar de lado a vida social, de diversão e boa gastronomia.

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *