A mente mente! – por Franciane Dal Pizzol

de

Frase forte e verdadeira. Semana passada escrevi no Status do Whatsapp esta frase, mas gostaria de explicar melhor o que entendo por a NOSSA MENTE MENTIR.

Nosso neocortex (a região superior do cérebro) tem como principal função pensar. Assim como o coração bombeia e o estômago digere. Pois bem, quando deixamos nossos pensamentos soltos e liderados pelo cérebro, as possibilidades são infinitas.

Nossos comportamentos são guiados pelos nossos sentimentos e sensações, está aí a física quântica que não me deixa mentir.

O mecanismo é assim: você sente algo e seu cérebro, o pensante, tem que dar uma explicação para aquilo e vai buscar na memória tudo aquilo que pode estar afetando seu estado mental. Mente, pois busca muitas vezes erroneamente respostas no passado emocional e negativo.

Ao deixar seus pensamentos soltos, guiados pelas emoções e sem consciência, ele pode te levar para os caminhos mais aterrorizantes da sua existência. Por isso mente!

O presente é a única realidade que existe. Não é a toa que se chama presente, é o seu PRESENTE diário. Segundo ainda à física, toda organização tende ao caos.  Ou seja, tente não organizar sua casa um dia pra ver como fica. Ou tente não se exercitar uma semana para ver como seu corpo responde. Assim, como tudo deve em algum momento ser organizado, seus pensamentos também. Lembre-se: a tendência é o caos. O Caos é gratuito, organização demanda trabalho.

Assim como você escova os dentes todos os dias, deve fazer uma faxina da mente todos os dias. Dar um RESET, restart, início, desligar, organizar.

As minhas dicas para melhor lidar com isso são duas:

1) Meditação – pois faz você parar de ruminar pensamentos repetitivos;

2) Dar uma função aos pensamentos e não se deixar levar pelas sensações do seu corpo. Deliberadamente, escolha quais pensamentos e evoque eles sempre que necessário. Pode ser uma frase, uma imagem, um mantra, uma oração. Qualquer coisa que faça parar os pensamentos intrusos e disfuncionais.

Escolha – decida – busque, é isso que te faz humano: a capacidade de pensar e organizar seus pensamentos. Só os animais são guiados deliberadamente por instintos. Use seu potencial criativo e pensante a seu favor.

Comente, compartilhando suas experiências e opiniões com a gente!

2 Responses
  • Fernanda Rosa
    março 6, 2018

    Ameiii a matéria! Resetar a mente é um desafio, não é simples, mas se torna um hábito. Obrigada por compartilhar este texto incrível e inspirador conosco, Fran! <3

  • Samy
    março 15, 2018

    Gostei do a mente mente.
    Bem verdade

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *